Drª. Roberta P. MartinsCRO-MT: 3250
Odontopediatria e Ortopedia
Veja o(s) Artigos de Drª. Roberta P. Martins - Sinop Clínica

ODONTOPEDIATRIA ART - TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO

Mesmo nos dias de hoje, nos deparamos no consultório com crianças que ainda são acometidas pela doença cárie. As causas do problema continuam as mesmas:

· Alimentação inadequada;

· Microorganismos (bactérias da cárie);

· Escovação inadequada;

· Tempo para a bactéria agir. 

 

Quando o dente irrompe na boca, ele passa por um período de maturação do esmalte, sendo essa época a mais fácil de ser acometido pela cárie. A dieta e a higiene oral estão intimamente ligadas ao processo da lesão. Uma alimentação baseada em carboidratos e doces (que são fontes de energia para essas bactérias) somados à falta de higienização por um tempo longo favorece a desmineralização desse dente. Inicialmente aparece uma mancha branca, que na maioria das vezes, passa despercebida pelos pais. Se não tiver uma mudança de hábitos nesta fase a lesão pode progredir para uma cavidade.

 

Na fase inicial da mancha branca, ainda conseguimos paralisar a doença com a ajuda do flúor, mudança na higiene oral (qualidade e quantidade de escovação) e mudança na alimentação. Quando já apresenta cavidade, temos que interferir com o tratamento restaurador. Hoje em dia utilizamos técnicas diferenciadas para restaurarmos esses dentes sem traumas nem dor.

 

Essa técnica se chama ART (TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO). Ela consiste em retirarmos uma parte da dentina que foi afetada pela cárie e deixarmos a parte menos afetada (onde apresenta uma pequena quantidade de bactérias) e que, com a ajuda do material restaurador, vai paralisar o processo carioso.

Nesta técnica usamos um material chamado CIV (cimento de ionômero de vidro) que faz uma liberação de pequenas quantidades de flúor ajudando assim no controle da doença.

A grande vantagem desta técnica é que não há necessidade de anestesiar o paciente, porque não há dor. Usamos muito pouco a caneta de alta rotação (“motorzinho”), somente para o acesso a lesão. Depois com uso de curetas (pequenas pás) retiramos a parte amolecida da cárie, finalizando com material restaurador.

O efeito psicológico positivo da técnica é muito bem visto pelos pais e pelo profissional. A maioria das crianças aceita bem o tratamento por não haver dor.

Dentro da Odontopediatria muitas vezes nos deparamos com crianças e pais muito ansiosos e o ART nos proporciona atendimentos mais tranqüilos. Trabalhando com técnicas de mínima intervenção diminui-se o tempo de cadeira odontológica.

As técnicas convencionais não foram esquecidas, pois em alguns casos não conseguimos usar o ART.

A Odontopediatria tem uma grande responsabilidade em apresentar o consultório como um ambiente tranqüilo e seguro para as crianças e seus pais, para que essas cresçam sem traumas.

Voltar a página anterior Página inicial de Drª. Roberta Início do site Sinop Clínica Registrado em: 13/07/2020
6.468 acessos



End.: R. das Hortências, 1439 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-100
End.: R. das Hortências, 1439 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-100
Ver lista de telefones e especialidades
© Copyright © 2020 Sinop Clínica. Todos os direiros reservados
End.: R. das Hortências, 1439 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-100
Ver lista de telefones e especialidades
© Copyright © 2020 Sinop Clínica. Todos os direiros reservados
Copyright © 2024 Sinop Clínica. Todos os direiros reservados Login