Dr. Leonardo A. T. GiaconCRM 5319 - RQE: 2093/2557
Pneumologista, Medicina Intensiva, área De Atuação: Medicina Do Sono

Dr. Leonardo A. T. Giacon

Início Artigos Fale Conosco
+55 (66) 3015-1439

Veja o(s) Artigos de Dr. Leonardo A. T. Giacon - Sinop Clínica

Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono - SAOS

Normalmente quando dormimos, o ar se movimenta pela garganta entrando e saindo dos pulmões em um ritmo regular. Em indivíduos com apnéia do sono, esse movimento do ar é periodicamente reduzido ou totalmente interrompido. Na apnéia obstrutiva do sono a respiração se torna anormal devido a um estreitamento ou fechamento da garganta. 
COMO OCORRE A APNÉIA – A garganta é formada por músculos que controlam a via aérea para falarmos, engolirmos e respirarmos. Durante o sono, esses músculos ?cam menos ativos e faz com que a garganta ?que mais estreita. Na maioria das pessoas esse estreitamento não altera a respiração. Em outros, isso pode causar ronco e algumas vezes a obstrução total (apnéia) ou parcial (hipopneia) a passagem do ar.

O QUE CAUSA A APNÉIA – Os principais fatores de risco são: obesidade, idade avançada e o sexo masculino. Alterações crânio faciais podem diminuir a via aérea alta e aumentar o risco de apnéia. Medicações e uso de álcool também podem agravar a apnéia.
SINTOMAS DE APNÉIA DO SONO – Devemos dividir os sintomas em noturnos, durante o sono e diurnos, após acordar. Sintomas noturnos: ronco alto, acordar sufocado, levantar frequentemente para urinar, sono agitado. É importante lembrar que se a pessoa não dorme  com um parceiro muitas vezes é difícil perceber esses sintomas. 
SINTOMAS DIURNOS: Acordar cansado, sensação que não dormiu bem, dor de cabeça pela manhã, muito sono durante o dia, cansaço,  falta de energia, di?culdade de concentração, problemas de memória, irritabilidade, ansiedade.

COMPLICAÇÕES DA APNÉIA DO SONO – A sonolência excessiva diurna e di?culdade de concentração é responsável por aumento do risco de acidentes de trânsitos e no trabalho. Associado a isso, o paciente com apnéia do sono tem risco aumentado de doenças do coração, como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral
DIAGNÓSTICO -  Uma vez suspeitado de apnéia do sono  o diagnóstico e avaliação de gravidade deverá ser feito com exame do sono chamado:
POLISSONOGRAFIA - A polissonogra?a é feita em um laboratório do sono onde o paciente passa a noite e será monitorizado sua respiração, eletroencefalograma (eletro da cabeça), eletrocardiograma, oxigenação, respiração, batimentos cardíacos e movimentos do corpo. Esse exame também poderá ser feito em casa, porém somente em casos sabidamente graves e sem contra indicações, devendo ser bem selecionado por um médico especialista.
TRATAMENTO -  O melhor tratamento para apnéia do sono é o uso do CPAP. É um equipamento que ligado a uma máscara envia ar sob pressão para a via respiratória  prevenindo a obstrução e a apnéia. 

Para casos mais leves pode-se usar os aparelhos intra-orais, que são feitos por dentistas especializados e aliviam a obstrução em algumas pessoas.
Os tratamentos cirúrgicos são pouco utilizado para apnéia do sono, mas podem ser úteis em casos bem selecionados e após avaliação criteriosa e especializada.

Voltar a página anterior Página inicial de Dr. Leonardo Início do site Sinop Clínica Registrado em: 14/07/2020
13.580 acessos



End.: R. das Hortências, 1439 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-100
End.: R. das Hortências, 1439 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-100
Ver lista de telefones e especialidades
© Copyright © 2020 Sinop Clínica. Todos os direiros reservados
End.: R. das Hortências, 1439 - St. Comercial, Sinop - MT, 78550-100
Ver lista de telefones e especialidades
© Copyright © 2020 Sinop Clínica. Todos os direiros reservados
Copyright © 2024 Sinop Clínica. Todos os direiros reservados Login