Dor na coluna acomete cerca de 80% das pessoas em alguma fase da vida, as causas são variadas, as principais são Hérnias Discais e Ostoartroses.
A Hérnia de Disco é a causa mais frequente de Dor e Limitação no paciente acima de 30 a 50 anos. É resultado de in?uências mecânicas, metabólicas e genéticas, causando a ruptura do ânulo externo com expulsão no núcleo polposo em direção das raízes nervosas. Essas alterações podem ocorrer de maneira lenta e progressiva ou abruta.
Os sintomas são Dor Lombar, rigidez, limitação de movimentos e irradiações da dor para uma ou as duas pernas. A dor pode piorar com atividade, melhorando com repouso.
Exames como a Radiogra?a e a Ressonância Nuclear Magnética, auxiliam no diagnóstico anátomo-patológico e orientam o tratamento.
O objetivo do tratamento é a melhora da dor e da qualidade de vida do paciente, oferecendo analgesia e melhora das funções motora e cognitiva associadas à doença. A medicação sistêmica, a ?sioterapia, acupuntura, laser estimulação elétrica transcutânea, termoterapia, alongamento muscular, exercício aeróbico, suporte psicológico, diminuição de peso e terapia ocupacional.
O tratamento cirúrgico é indicados para casos avançados da doença, onde não há melhora com os tratamentos acima, podendo ser realizada: limpeza artroscópica, osteotomias ou artrodese. A cirurgia bem indicada e realizada por ortopedista habilitado é segura e traz ótimos resultados.