Artroplastia total do joelho é a cirurgia na qual realiza-se a substituição das superfícies articulares desgastadas por um implante metálico interposto por um polietileno (plástico), cujo objetivo principal é o alívio da dor e ganho de amplitude de movimento (ADM).
O principal sintoma relatado pelo paciente é a dor. Geralmente isto deve-se ao fato de a cartilagem do joelho encontrar-se danificada o que chamamos de artrose (desgaste da cartilagem que recobre a articulação). Isto pode ocorrer devido a idade, processos inflamatórios, seqüelas de doenças reumáticas ou acidentes (fraturas). Também acompanham o quadro clínico a dificuldade para realizar atividades simples tais como caminhar e subir e descer escadas.
Se o uso de medicações (analgésicos e antinflamatórios), fisioterapia, mudança de atividades e uso de bengalas não podem mais ajudá-lo, você deveria considerar a possibilidade de realizar uma ATJ.
Este procedimento pode reduzir a dor e corrigir as deformidades pré existentes ajudando você a realizar suas atividades diárias com mais facilidade.
Causas comuns de dor no joelho e perda da função:
As causa mais comum de dor e incapacidade crônicas no joelho são a artrite (inflamatória) e a artrose (desgaste).
As causas traumáticas podem originar-se de acidentes graves ou simples fraturas que acometam a articulação. Lesão ligamentares mal tratada pode futuramente evoluir para a osteoartrose do joelho.
Você é um candidato à artroplastia total do joelho (Prótese)?
A decisão de quando realizar uma ATJ deveria ser uma decisão combinada entre você, sua família, e o cirurgião ortopedista. O cirurgião ortopedista pode avaliá-lo e orientá-lo sobre os benefícios da cirurgia.
Os motivos que atrapalham o seu dia-a-dia e que podem ser melhorados pela ATJ são:
·Dor severa no joelho que limitam suas atividades diárias, incluindo caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar-se de cadeiras.
prótese de joelho pode durar muitos anos.
Dor quando se está em repouso, quer seja de diurna ou noturna. Inflamação crônica no joelho com inchaço que não melhora com repouso e medicação.
· Deformidades no joelho - joelho "entortando" para dentro ou para fora.
· Rigidez do joelho - incapacidade de dobrar e esticar corretamente o seu joelho.
· Incapacidade de tolerar os efeitos colaterais dos antiinflamatórios (desconforto gástrico).
· Falência dos outros tratamentos, tais como: uso de corticóides injetáveis, fisioterapia ou outras cirurgias, para alívio dos sintomas. A maioria dos pacientes que se submete a uma ATJ tem idade média de 60 a 80 anos, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.
· Recomendamos para cirurgia pacientes com dor intensa e incapacidade funcional; independendo de sua idade. Pacientes tão jovens quanto 30 anos e tão idosos como 90 anos têm sido submetidos com sucesso a ATJ.
· O seu cirurgião ortopedista reavaliará os resultados da avaliação inicial com você e discutirá quando uma ATJ seria o melhor método para aliviar a dor e melhorar a função do seu joelho.
Expectativas realísticas sobre artroplastia total do joelho:
Mais de 90 % dos indivíduos submetidos a esta cirurgia, experimentam uma significativa redução da dor do joelho e uma melhora da habilidade de realizar atividades do dia-dia.
Atividades esperadas após cirurgia:
· Caminhada recreacional;
· Natação e golf;
· Dirigir;
· Dançar;
· Subir e descer escadas normalmente;
· Bicicleta.